jump to navigation

Diversidade: Preciso contar meu gênero ou sexualidade na Entrevista de emprego? 15 de Junho de 2020

Posted by luisrfaria in DIREITO DO TRABALHADOR.
trackback

“Preciso contar que sou trans, travesti ou mesmo homossexual em uma entrevista de emprego?”. Perguntas como esta são mais recorrentes do que se pensa, pois, algumas empresas ainda submetem candidatos a esse posicionamento. Mas, será mesmo que é necessário? Como proceder nessas situações?

Emanuel Ferreira, 27 anos, redator publicitário conta sobre seu processo, desde o início da transição nas fases das suas entrevistas de emprego.

Quando eu comecei a procurar estágio, bem no início da transição, eu estava bem naquela fase andrógina, em que as pessoas olham e falam: o que é isso, um menino ou uma menina? E quando eu ia fazer as entrevistas eu fiz alguns testes. Em algumas eu chegava e falava que era trans, já logo de início, e geralmente as respostas eram bem negativas, o pessoal já não dava tanta moral durante a entrevista. Depois eu inverti e decidi não falar, só vou falar se chegar na última fase da entrevista e aí era inevitável, por que meus documentos ainda não eram retificados e eles iriam precisar de que eu assinasse o contrato com todos os meus dados, não teria como não falar.

Eu tive um caso bem específico. Fui fazer a entrevista em um lugar para Marketing de Conteúdo, passei em todas as etapas, cheguei na última, ficou entre eu e um outro rapaz, e aí eu trouxe a questão trans e expliquei que meus documentos não eram retificados ainda, mas que gostaria que todo o meu tratamento continuasse sendo como esse, já que como eles podiam ver eu me reconheço como rapaz. Então, vários empecilhos apareceram:ah… mas como a gente vai fazer com o chachá? Mas a empresa tem a cabeça muito fechada… as pessoas não vão aceitar..

Nas minhas experiências com relação a trabalho eu senti pressão. É meio que uma coisa obrigatória falar, caso você não tenha documento retificado.

Emanuel, hoje, tem seus documentos retificados e faz a hormonização.

Eu ainda não tive nenhuma experiência pós-retificação de documentos, mas eu me sinto, mesmo sem experiência, muito mais leve de não falar que sou trans, já apresento meus documentos e é isso, a pessoa não pode me questionar, por que é meu documento.

fonte:@bicha_da_justica

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário