Carta de Apresentação
Como fazer uma carta de apresentação
A carta de apresentação mostra ao recrutador que você é capaz de se diferenciar dos outros candidatos. Por esse motivo modelos prontos não são a opção mais eficiente. Para escrever uma carta de apresentação matadora, você precisa customizar ao máximo o conteúdo, adequando ao seu objetivo.
Seguem algumas dicas para você preparar uma carta de apresentação que encante os Recrutadores e abra caminho para o seu currículo.
- Personalize o texto
Se você quer chamar a atenção para o seu currículo, esqueça fórmulas. Modelos prontos não são uma boa opção para você se diferenciar dos concorrentes.
Tente personalizar ao máximo seu texto. Se possível descubra o nome do recrutador que vai receber e selecionar os currículos, procure uma forma de chamar a atenção para a leitura.”
- Defina seu objetivo – Você está enviando a carta para se candidatar a uma vaga? Para aumentar seu networking? Porque é a empresa dos seus sonhos ou porque você foi indicado por um colega? Essa informação deve estar no início da carta.
- Defina o canal de contato – Você vai enviar a carta por e-mail? Por um site de recrutamento? Pelas redes sociais? Pelo Whatsapp? Cada canal exige um tamanho de texto e um grau de formalidade específicos. Você não pode simplesmente copiar e colar a mesma carta de um canal para outro.
- Acerte o grau de formalidade – Para acertar o tom da carta, você precisa descobrir o grau de formalidade utilizado na empresa. Startup e agências de publicidade, por exemplo, costumam ser muito informais, enquanto bancos e empresas de tecnologias têm mais formalidades.
- Analise a vaga – Se você estiver se candidatando a uma vaga, analise o anúncio até entender realmente qual é o matchentre o que a empresa busca e o seu perfil profissional. Explique por que você é o candidato adequado para aquele cargo.
- Estude a empresa – A melhor forma de customizar sua apresentação é descobrir tudo o que puder sobre a empresa. Faça um diagnóstico do que ela precisa para saber o que você tem a oferecer. Qual sua área de atuação? Seu tamanho? Sua participação de mercado? Ela está em crescimento ou enfrenta alguma crise? Quais as últimas notícias sobre ela na mídia?
- Diga como você pode ajudar – Depois de passar por todos esses questionamentos, é hora de mostrar o que tem a oferecer. De forma objetiva, fale por que você pode fazer a diferença naquela empresa ou naquela posição específica. Seja claro, direto e evite adjetivos.
- Aproveite o corpo do e-mail
Se for enviar o CV por e-mail, a dica é fazer a apresentação logo no corpo da mensagem, mesmo. É mais prático e chama muito mais a atenção de quem vai receber. “É uma maneira informal de fazer uma carta de apresentação que acaba sendo mais eficiente já que ninguém precisa abrir o documento para começar a ler.”
- Mostre que tem os requisitos
Se tiver a descrição da vaga anunciada, mostre que você cumpre os requisitos técnicos e comportamentais exigidos. Por exemplo, se a vaga exige pelo menos cinco anos de experiência no segmento, Inglês fluente e disponibilidade para viagens, mas você cumpre esses requisitos, pode escrever assim:
“Prezado Fulano, gostaria de me candidatar à vaga xxxxx da sua empresa. Tenho sete anos de experiência no segmento, falo inglês fluentemente e tenho disponibilidade para viagens.”
Se preferir, pode elencar os itens em tópicos, de maneira mais formal:
- Demonstre como você pode contribuir
Não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir com a empresa. Por exemplo:
“Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa.”
- Deixe claro que buscou informações
Outra boa forma de demonstrar interesse pela companhia ou pela pessoa para quem você está enviando o currículo é comentar na carta de apresentação alguma coisa que ela tenha dito em algum artigo de jornal, blog ou perfil das redes sociais (desde que seja público e de caráter profissional, claro). “Diga, por exemplo, que você leu o que ela comentou sobre determinado assunto e que, por isso, tem interesse em trabalhar na empresa”, recomenda Fernanda.
- Indicação pode ser um bom gancho
Por fim, se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom gancho. Segundo Fernanda, não há por que ter receio de escrever “Indicação de João Paulo”, por exemplo, no assunto, e “Prezada Fulana, conversei com João Paulo e ele me recomendou falar com você porque tenho interesse em…”. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração de, pelo menos, olhar seu e-mail e seu currículo. E aí é bem possível que ela se lembre disso quando a vaga surgir.
fonte: Vagas.com