jump to navigation

Carta de Apresentação

Como fazer uma carta de apresentação

carta de apresentação mostra ao recrutador que você é capaz de se diferenciar dos outros candidatos. Por esse motivo modelos prontos não são a opção mais eficiente. Para escrever uma carta de apresentação matadora, você precisa customizar ao máximo o conteúdo, adequando ao seu objetivo.

Seguem algumas dicas para você preparar uma carta de apresentação que encante os Recrutadores e abra caminho para o seu currículo.

  1. Personalize o texto

Se você quer chamar a atenção para o seu currículo, esqueça fórmulas. Modelos prontos não são uma boa opção para você se diferenciar dos concorrentes.

Tente personalizar ao máximo seu texto. Se possível descubra o nome do recrutador que vai receber e selecionar os currículos, procure uma forma de chamar a atenção para a leitura.”

 

  1. Aproveite o corpo do e-mail

Se for enviar o CV por e-mail, a dica é fazer a apresentação logo no corpo da mensagem, mesmo. É mais prático e chama muito mais a atenção de quem vai receber. “É uma maneira informal de fazer uma carta de apresentação que acaba sendo mais eficiente já que ninguém precisa abrir o documento para começar a ler.”

  1. Mostre que tem os requisitos

Se tiver a descrição da vaga anunciada, mostre que você cumpre os requisitos técnicos e comportamentais exigidos. Por exemplo, se a vaga exige pelo menos cinco anos de experiência no segmento, Inglês fluente e disponibilidade para viagens, mas você cumpre esses requisitos, pode escrever assim:

“Prezado Fulano, gostaria de me candidatar à vaga xxxxx da sua empresa. Tenho sete anos de experiência no segmento, falo inglês fluentemente e tenho disponibilidade para viagens.”

Se preferir, pode elencar os itens em tópicos, de maneira mais formal:

  1. Demonstre como você pode contribuir

Não deixe de dizer também de que forma você pode contribuir com a empresa. Por exemplo:

“Acredito que minha experiência internacional de dois anos possa ser útil aos planos de expansão da empresa.”

  1. Deixe claro que buscou informações

Outra boa forma de demonstrar interesse pela companhia ou pela pessoa para quem você está enviando o currículo é comentar na carta de apresentação alguma coisa que ela tenha dito em algum artigo de jornal, blog ou perfil das redes sociais (desde que seja público e de caráter profissional, claro). “Diga, por exemplo, que você leu o que ela comentou sobre determinado assunto e que, por isso, tem interesse em trabalhar na empresa”, recomenda Fernanda.

  1. Indicação pode ser um bom gancho

Por fim, se você foi indicado por alguém, esse também pode ser um bom gancho. Segundo Fernanda, não há por que ter receio de escrever “Indicação de João Paulo”, por exemplo, no assunto, e “Prezada Fulana, conversei com João Paulo e ele me recomendou falar com você porque tenho interesse em…”. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga naquela hora, se você foi indicado por algum conhecido, a pessoa possivelmente terá a consideração de, pelo menos, olhar seu e-mail e seu currículo. E aí é bem possível que ela se lembre disso quando a vaga surgir.

fonte: Vagas.com