jump to navigation

Mercado de trabalho em uma economia pós-Pandemia. 15 de Junho de 2020

Posted by luisrfaria in CARREIRA.
trackback

A pandemia do COVID-19 infligiu grandes mudanças globais em nossas vidas, pessoal e economicamente. Atualmente, milhões de pessoas estão desempregadas nas indústrias mais rentáveis ​​do mundo.

Uma década impressionante de crescimento de empregos nos EUA parou imprevisivelmente em março, quando os empregadores foram forçados a cortar 701.000 empregos. A taxa de desemprego subiu para alarmantes 4,4% no maior salto de um mês desde 1975. O conselheiro econômico sênior Kevin Hassett alertou que a taxa de desemprego nos EUA poderia saltar entre 16% e 20% até o final de junho .

Enquanto as pessoas lidam com uma economia volátil, as empresas estão tentando implementar o trabalho remoto, o que significa que o cenário do mercado de trabalho e como as pessoas trabalham provavelmente mudarão para sempre. Em meio aos cortes de empregos e extensões de licença, as perguntas na mente da maioria das pessoas são: “quando as coisas voltarão ao normal?” E “onde podemos esperar crescimento no mercado de trabalho após o COVID-19?”

Nesta postagem do blog, examinaremos quatro partes da economia que provavelmente crescerão quando sairmos do COVID-19. Se você está procurando um emprego, planejando uma mudança de carreira ou buscando um empreendimento, é hora de prestar atenção.

Economia digital

Vimos a constante transformação das empresas tradicionais baseadas em escritórios, que passam para sistemas on-line e se tornam fortemente dependentes do trabalho remoto . O uso de vários métodos digitais para manter contato com funcionários como o Skype ou o Zoom tornou-se um substituto para as reuniões presenciais. Da mesma forma, plataformas de hospedagem de seminários on-line, como o ON24, substituem eventos e conferências de clientes.

Não são apenas as ferramentas digitais que as equipes remotas usam experimentaram um boom. A indústria de e-learning e as plataformas de e-commerce estão sobrevivendo e até prosperando nesse período tumultuado. Isso ocorre em um cenário em que era esperado um crescimento significativo em setores, como o e-learning.

Embora seja difícil prever como será o mundo pós-COVID-19, pode-se presumir que muitas empresas podem optar por reduzir o tamanho de seus escritórios e reduzir custos operacionais enquanto utilizam métodos digitais para evitar perdas futuras. Isso pode levar a empresas predominantemente baseadas em digital. Uma mudança para o trabalho remoto provavelmente resultará em um grande aumento na economia digital e em uma maior necessidade de novos funcionários neste setor para acomodar essa nova demanda em suporte comercial on-line.

Setor de Energias Renováveis

Como os governos enfrentam a difícil tarefa de controlar a emergência de saúde e introduzir medidas de resgate econômico, há uma grande crise que ainda está se aproximando: a mudança climática.

A maioria dos governos ao redor do mundo reconhece que a mudança climática é um problema. Muitos países, incluindo os blocos econômicos, já possuem iniciativas políticas em apoio à economia verde. Por exemplo, o Acordo Verde da União Européia , assinado antes do surto de COVID-19, teve como objetivo transformar o bloco em uma economia de baixo carbono e líder global em tecnologia de energia renovável.

Tais iniciativas políticas chegaram potencialmente a uma encruzilhada oportuna para a economia global. Historicamente, uma das principais alavancas de crescimento para um governo que deseja sair de uma recessão foi a construção. Mas a economia verde parece ser uma escolha lógica nos dias de hoje. O setor de energia renovável pode iniciar uma recuperação econômica com uma previsão de ganhos de cerca de US $ 100 trilhões no PIB global nos próximos 30 anos. 

A Agência Internacional de Energia Renovável descobriu que acelerar esse investimento em energia renovável pode gerar enormes benefícios econômicos ao enfrentar a emergência climática global. O diretor-geral da agência, Francesco La Camera , disse : “Ao acelerar as energias renováveis ​​e tornar a transição energética parte integrante de uma recuperação mais ampla, os governos podem alcançar vários objetivos econômicos e sociais na busca de um futuro resiliente que não deixa ninguém para trás”.

Investir em energia renovável pode potencialmente gerar ganhos globais de US $ 98tn em 2050, retornando entre US $ 3 e US $ 8 a cada dólar investido. De acordo com a Revisão de Energia e Empregos Renováveis ​​de 2018 , isso aumentaria o número de empregos no setor de energia renovável para 42 milhões nos próximos 30 anos e melhoraria significativamente as pontuações globais de saúde e bem-estar.

Pode-se esperar que muito capital seja desembolsado através de instituições financeiras ou governamentais. O entendimento de como formular propostas de projetos será uma habilidade importante para acessar o financiamento.

Setor de construção

Desde o surto, a indústria da construção levou um dos maiores sucessos da indústria, com locais sob orientação estrita da COVID-19, a interromper todo o trabalho, a menos que em projetos essenciais. A indústria da construção se tornará parte integrante do quebra-cabeça da recuperação econômica no período pós-pandemia?

Embora pareça sombrio até agora, há indicações de que esse poderia ser o caso. O governo da Nova Zelândia, por exemplo, divulgou detalhes de seus planos no setor de construção para uma Nova Zelândia pós-COVID-19.

No comunicado do governo em abril, o ministro dos Transportes Twyford e o ministro da Infraestrutura Jones definiram a intenção do governo de investir em projetos de infraestrutura como parte de um pacote de estímulo para reduzir o impacto econômico do COVID-19. Esses novos projetos terão como base o Programa de Atualização do governo da Nova Zelândia e os investimentos em infraestrutura existentes.

“Os tipos de projetos que o governo consideraria financiar incluem água, transporte, energia limpa e edifícios. Eles também teriam um benefício público ou regional, criariam empregos e seriam capazes de começar em pouco tempo”, comentou Twyford .

A iniciativa é um esforço de estímulo para aliviar o impacto econômico da pandemia de Covid-19 que o governo deseja iniciar. Provavelmente haverá um crescimento fundamental no setor de construção e, potencialmente, um aumento de empregos à medida que a Nova Zelândia injeta amplo financiamento nesses projetos. Não se surpreenda se vir iniciativas semelhantes anunciadas em outros países, pois os governos buscam alavancar suas economias.

Uma Nota Final

É provável que o fim da pandemia do COVID-19 ocorra em momentos diferentes para países de todo o mundo. Como isso acontece, os governos trabalharão duro para reduzir suas taxas de desemprego. Para ser claro, os setores que discutimos estavam experimentando crescimento antes do surto de COVID-19. A epidemia que estamos enfrentando provavelmente apenas aumentará o nível de investimento, e talvez esse seja um dos pontos importantes dessa crise: procure indústrias ágeis e adaptáveis ​​que estejam bem preparadas para o crescimento, para uma ideia com maior probabilidade de prosperar. após COVID-19.


fonte: Olga Mykhoparkina 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário